quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

GUERRA AO MOSQUITO

Olá Galera!
Vamos falar de um assunto muito sério que o país tem vivido! O País hoje vive um quadro de epidemia de dengue, com um agravante: o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela propagação da febre chikungunya e o zika vírus. A Dengue Trata-se de uma doença infecciosa febril que dura um pouco mais de uma semana e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Para enfrentar a Dengue é preciso a união de toda sociedade para que cada um faça a sua parte. Mas, o que você faz para eliminar o foco do mosquito? Você já parou para pensar nisso? Pois bem, saiba que se você tirar dez minutos semanais para fazer uma vistoria na sua casa, na escola ou no ambiente de trabalho é possível acabar de vez com esta doença. Foi pensando nisso, que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lança este ano a campanha de mobilização, controle e enfrentamento “10 Minutos Contra a Dengue”. Ao reservar dez minutos semanais para a limpeza das residências, os moradores conseguem controlar o Aedes aegypti e, com isso eliminar possíveis criadouros.


SINTOMAS:
MITO OU VERDADE:

DENGUE: Em 2015, até o momento, foram confirmados 148.123 casos de dengue em Minas Gerais. Outros 38.920 entraram como suspeitos. 
ChIKUNGUNYA: em 2015 foram confirmados 7 casos de febre Chikungunya em Minas Gerais. Outros 129 casos foram descartados e 23 estão em investigação. Dos 7 casos confirmados: um caso foi importado da Colômbia, outro de uma pessoa residente em Viçosa, e os outros cinco tiveram transmissão no estado da Bahia. Dentre os seis casos confirmados (excetuando-se o importado da Colômbia): dois são residentes do município de Belo Horizonte, um de Uberaba, outro em Serra dos Aimorés, outro em Jequitinhonha e o último residente em Ipatinga.
ZIKA VIRUS :  A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que foram notificados, do dia 11 de novembro até o dia 10 de dezembro, 29 casos de microcefalia. Os casos estão distribuídos em 21 municípios e estão sendo investigados para a determinação da causa da microcefalia, que pode estar ou não associada ao Zika vírus. Até o momento, foi descartada a possibilidade de associação ao Zika vírus em 1 caso. 
Cuide –se GESTANTES: 
Tire um tempinho e tome uma atitude!
Abraçeijos
Kênia Epifânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário