segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

TPM: Dicas para sobreviver a ela!


Oi gente, tudo bom!
Todos os meses é a mesma história, choro, irritação, fome desesperada, enfim, é a famosa TPM que chegou! Geralmente ela chega, 1 ou 2 semanas antes da mesntruação (para algumas sortudas, continua durante a mentruação) e atigem cerca de 75 % a 80% das mulheres(praticamente todas), e não é facil pra ninguém, até mesmo os homens acabam sofrendo por ter que lidar conosco nesse periodo. Mas existem algumas coisas que podem tentar "aliviar" essa fase terrível da mulher.

O QUE ELA É?
A TPM (tensão pré-menstrual) é um conjunto de sintomas físicos, psicológicos e emocionais que muitas mulheres sentem, geralmente de 1 a 2 semanas antes do ciclo menstrual.A causa mais comum da TPM está relacionada às alterações bioquímicas nos níveis dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona. Essas oscilações hormonais podem causar retenção de líquido e de sal no organismo.


OS SINTOMAS: NO QUADRO ABAIXO




O TRATAMENTO:
Não existe um tratamento 100% eficar, mas algumas coisas podem ajudar a melhorar como:

A ALIMENTAÇÃO:
Nós sabemos que a vontade é comer tudo que vemos pela frente, mas alguns alimentos como o nosso amado chocolate(principalmente nesse periodo, fica ainda mais amado), pode nos deixar ainda mais inchadas, então se alimentar bem e evitar alguns alimentos, é a dica!



 E PARA OS HOMENS QUE ESTÃO LENDO ESSE POST, ALGUMAS DICAS PARA VOCÊS:
– Quando você identificar que ela está na TPM evite conversas que podem levar a brigas ou mesmo qualquer tipo de papo um pouco mais sério, seja sobre vocês ou sobre qualquer outro assunto.
– Procure ao máximo não discordar da mulher na TPM, ainda mais daquelas coisas banais do dia-a-dia. No entanto, se ela o está acusando de alguma coisa ou falando algo que você se sente na obrigação de argumentar, procure segurar o impulso e guardar a conversa para alguns dias depois. É bem provável que ela mesma se desculpe se tiver pegado pesado.
– Não ouse falar coisas do tipo “você está assim por causa de TPM”, no sentido de criticar a sua atitude. Isso pode deixar a mulher ainda mais nervosa ou chorosa, conforme a atitude que ela esteja tendo.
– Dê carinho e atenção  nesse momento se ela é do tipo que na TPM fica cabisbaixa, chateada e triste. Proponha um passeio, mas nada muito pesado, uma caminhada ou jantar fora pode ser melhor do que sair para a balada.
– Se durante a TPM ela fica mais quieta e desanimada para realizar atividades diferentes, respeite o seu pique. Ela pode sentir ainda alguns sintomas físicos da TPM e que precedem a menstruação, assim, pode sentir dor e desconforto.
– Não exija dela a tomada de decisões ou que vocês comecem a pensar em planos para o futuro, como programar as férias. A TPM pode durar menos de uma semana, por isso, não custa nada você aguardar alguns dias.
– Nem ouse dizer que ela está comendo demais ou que parece que engordou. Nesse período a mulher pode sentir mais fome e ficar inchada. Esse tipo de comentário, aliás, nunca se faz a uma mulher, mas se você ainda não sabe disso, evite inclusive na TPM.
– Se vocês tiverem filhos procure tirar um pouco da carga das responsabilidades dos ombros da mulher, deixe-a mais livre para descansar. Uma mãozinha nessa hora é essencial, até porque ela pode se sentir um pouco mais cansada e com menos ritmo. Você pode buscar as crianças na escola e dar mais atenção a elas na hora do dever de casa.

 Um beijo pra vocês!

Um comentário: