terça-feira, 28 de abril de 2015


SOGRA?!
Dia 28 de Abril esse é seu dia!

Você já pensou em dar um presente, mandar flores ou simplesmente dar um abraço e os parabéns à sua sogra?Pois bem, hoje comemoramos “O DIA DA SOGRA”! Eu ainda não tenho uma, mais mesmo assim resolvi escreve algumas palavras sobre a pessoa que um dia terei e serei!!!
Você com certeza deve saber a alguma piada de sogra? E aquelas frases escritas nos pará-choques de caminhões nas rodovias brasileiras? Algumas delas: “Homem feliz foi Adão, não teve sogra nem caminhão”, “Seqüestraram a minha sogra! Não aceito negociações!”.


Sem falar no filme antigo “A Sogra” que conta a estória romântica de Charlie, enfim, encontra o verdadeiro amor: Kevin , o homem perfeito. O casal vivia um conto de fadas, até que Viola, a Sogra, entra em cena. Viola é âncora de um programa de tv e acaba de ser substituída por uma jovem repórter. Depois de tudo, ainda teme que agora seja a vez de perder o filho para Charlie, e por isso está decidida a acabar com a felicidade do casal...E no final percebe que, por ironia do destino, o fez com Charlie sofria na pele com a sua sogra.
Tive a curiosidade de fazer uma pesquisa no Google. Existem cerca de mais ou menos 157 mil frases e 128 mil piadas a respeito da sogra! Quer fazer parte de uma fan page cujo tema é a sogra no Facebook, o site de relacionamento? Pois bem, você vai encontrar mais de mil fan page! Umas a favor das sogras, outras não tanto.
As SOGRAS muitas vezes são chatas, insuportáveis, inconvenientes, sem-noção. Por outro lado há aquelas que são amáveis, simpáticas, gente fina, prestativas, agradáveis,amiga,e muitas vezes consideradas como segunda mãe. Assim como qualquer outro ser humano, as sogras tem suas personalidades diversas, sem exceção.Quem conhece um pouco sobre a história do samba, ou até mesmo goste de samba, já ouviu falar em Dicró, o famoso sambista nascido em Mesquita, região metropolitana do Rio de Janeiro, que é conhecido por compor sambas falando mal da sogra. Um dos seus sambas diz: “vou fazer um bingo lá na casa da vovó, o prêmio é minha sogra, sai numa pedra só”.
Por que se fala tanto mal da sogra?
Existe todo um folclore envolvendo a figura da sogra como uma megera, e isso vem desde a mitologia grega, a deusa do amor, Afrodite, ficou com ciúmes quando seu filho Eros, é enfeitiçado e se apaixona por uma bela mortal, Psiqué. Ao descobrir o romance, a “sogra” impõe quatro difíceis tarefas para que Psiqué possa ser digna de seu filho. Mas a nora só consegue vencer o desafio quando Eros decide ajudá-la. Só assim os três se entendem.
Não existe um modelo a ser seguido no que diz respeito a preparação para ser uma boa sogra. Talvez o fundamental seja encarar de forma aberta a relação com a futura nora/genro e não encará-los como rivais do amor dos filhos, mas como futuros integrantes do núcleo familiar. Lembre-se: assim como você se casou com o filho(a) de alguém um dia, talvez alguém se case com o seu.

No geral, os sentimentos que mais atrapalham são cíúme, inveja, raiva, insegurança. Sentimentos que salientam a rivalidade. Mas o  X  da questão é que a nora não é uma rival, já que ela não disputa o amor do filho: ela o tem, de diferente forma.Esse “preconceito natural” é formatado a partir de um estereótipo social que se vincula a imagem da sogra. Sim, carregar consigo o preconceito de que a sogra será uma pessoa desagradável, megera, pode influenciar no desdobramento da relação. E nem sempre a sogra será ruim.
Há uma piada que explica muito bem:Uma mulher tem um casal de filhos casados. Ela conta às amigas que a filha casou muito bem, pois seu genro até leva café na cama para ela, mas o filho não teve a mesma sorte, imagine que a megera na nora recebe até café na cama de seu adorado filhinho?
·       Na maior parte dos casos que observei, as sogras:
1)     Acham que as noras vão retirar o filho delas;
2)     Acham que as noras nunca serão boas o suficientes para cuidar dos seus “filhinhos amados”. Ainda mais depois que os filhos se casam, as sogras sofrem de síndrome do ninho vazio. Surge um sentimento de ciúme e de perda;
·       Veja algumas dicas para você conviver super bem com sua sogrinha!
1. Nunca entre em competição com sua sogra.Lembre-se! De certa maneira, a família pesa mais em uma balança.
2. Intimidade com ressalvas.  Reserve-se e seja discreto com relação ao seu cotidiano (seja o filho, genro/nora). Não dê espaço para que ela entre demais na vida do casal.
3. Dê atenção à sogra. Esse é um importante item para você mudar o seu convívio com sua sogra. Costume recebê-la da melhor forma possível, com respeito, educação e afeto.

  Os conselhos a seguir se aplicam para o relacionamento da Sogra tanto a noras quanto a genros:


1.    Não tire autoridade no lar do filho.
2.    Não critique os gostos da nora na decoração da casa que pertence – exclusivamente – ao casal.
3.     Não imponha sua própria maneira de criar, tratar e educar os filhos – ou seja, seus netos.
4.    Não faça de tudo para chamar a atenção do filho, sem se importar se ele acaba descuidado da própria vida conjugal.
Regiane Alves se emociona com depoimento da sogra (Foto: Encontro com Fátima Bernardes/TV Globo)

Durante nossa vida vamos, no seio da família, desenvolvendo muitos papéis familiares. São os papéis de filho/filha, esposo/esposa, genro/nora, pai/mãe, sogra/sogro, avô/avó. Para cada um deles requer atenção e disposição para aprender a arte de viver esses papéis de modo equilibrado e saudável. Sem dúvida o relacionamento nora ou genro com a sogra ou sogro requer também muita habilidade.
Ouvi uma vez uma frase muito linda, profunda e digna de ser refletida, ou não... pois ela fala por si só, e dispensa mais reflexões. A frase é do Pastor Josué Gonçalves, um pastor que trabalha muito em cima do tema FAMÍLIA e seus relacionamentos.Enfim, a frase é esta: 

“Quem não sabe honrar ou desonra a própria sogra, cospe no útero que

 gerou o amor de sua vida.”

Forte, hein?! Eu adorei.
A todas que são ou tem uma sogra: Feliz dia da Sogra!!!

Abraçeijos.

Kênia Epifânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário