quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Síndrome do Ovário Policístico

Olá Preciosas!!!
Hoje vamos falar de um assunto que em média atinge mais de 2 milhões de mulheres por ano (Brasil).
A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio hormonal que causa a dilatação dos ovários, com pequenos cistos na parte externa, levando á formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho. É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos vários. 

Sua causa ainda não é totalmente esclarecida. A hipótese é que ela tenha uma origem genética e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência á ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea  que provocaria o desequilíbrio hormonal.
SINTOMAS:
Requer um diagnóstico médico Os sintomas são menstruação irregular, excesso de crescimento dos pelos, acne e obesidade.
As pessoas podem ter:
·        Na menstruação: ausência de menstruação, menstruação curta e leve, menstruação infrequente, menstruação irregular, menstruação pesada ou sangramento pela vagina 
·        Na pele: acne, erupção semelhante a verruga, espessura ou pele oleosa
·        No peso: excesso de peso, ganho de peso ou obesidade 
·        Também comum: hirsutismo, depressão, diabetes tipo 2, infertilidade, metrorragia, obesidade abdominal ou virilização.
A perda de peso resultante das mudanças no estilo de vida “favorecerá a queda dos androgênios circulantes, melhorando o perfil lipídico e diminuindo a resistência periférica á insulina; dessa forma, contribuirá para o decréscimo no risco de aterosclerose, diabetes e regularização da função ovulatória. A prescrição de contraceptivos hormonais orais de baixa dose, por sua vez, propiciarão o controle da irregularidade menstrual e redução do risco de câncer endometrial” (Projeto Diretrizes AMB).
Tratamentos

·        O tratamento consiste no uso de hormônios
·        Os tratamentos incluem pílulas anticoncepcionais para regular a menstruação, um remédio chamado metformina para prevenir o diabetes, estatinas para controlar o colesterol alto, hormônios para aumentar a fertilidade e procedimentos para remover o excesso de pelos.

Apesar de ser comum, a Síndrome do Ovário Policístico manifesta-se de diferentes formas nas mulheres e por este motivo seu tratamento deve ser INDIVIDUALIZADO .Até o momento não foi descoberta a cura para SOP, entretanto com o controle dos sintomas é possível prevenir os problemas associado. Em caso de suspeita de SOP, procure seu médico!!!
Abraçeijos!!!




Um comentário: