sexta-feira, 26 de agosto de 2016

"Eu escolho uma Vida Sem Violência. E você?”

Olá Preciosas!!!
A lei Maria da Penha sancionada em agosto de 2006 veio para dar amparo e esperança a mulheres vitimas de violência. Graças a uma serie de medidas preventivas e também em punições rigorosa aos agressores. Nestes 10 anos a Lei não acabou com a violência, mas segundo autoridades da área, muitas mulheres hoje estão vivas graças a ela.
Antes da Lei Maria da Penha o homem que agredia uma mulher podia pagar multa, cesta básica, ou ate prestar serviços a comunidade que estava livre da cadeia. Com a Lei 11.340 de 2006 as penas alternativas foram proibidas e medidas protetivas de urgência criadas para proteger a mulher.

A Lei Maria da Penha tipifica 5 tipos de violência:
1.    VIOLENCIA PSICOLOGICA – aquela de todo dia esse jantar ta horrível, você
não limpou a casa...que deixa a auto estima da mulher baixa.
2.    VIOLENCIA MORAL – que é falar mal dela ou com ela em alguns lugares.
3.    VIOLENCIA SEXUAL – muitas mulheres não sabem que o sexo forcado, mesmo que tenha um companheiro ou marido, isso é violência sexual.
4.    VIOLENCIA PATRIMONIAL – alguns rasgam algum documento da mulher ou escondem,gerando um problema.

5.    VIOLENCIA FISICA 
Sem duvida o maior avanço que a Lei Maria da Penha foi a previsão das medidas protetivas de urgência em favor da vitima que é: a proibição de contato,proibição do agressor de se aproximar da vitima e de seus familiares o afastamento que gira ai entorno de 200 a 500 metros, a previsão da casa abrigo que garante mais proteção a vitima da violência domestica e de seus filhos. O descumprimento  pode gera a prisão preventiva do agressor.
De Janeiro a Julho desse ano foram feitos 4mil requerimento de medidas protetivas na delegacia da capital de BH .
De Janeiro a Dezembro de 2015 foi 15 mil registro de violência no estado de Minas Gerais.
A Lei reduziu em 10 anos 10% da violência contra mulher. Isso não é pouca coisa, muitas milhares de mulheres deixaram de ser morta por isso. Apesar da Lei mais severa, ainda acasos como os que terminam de forma trágica. Em 2009 Eliza Samudio procurou uma delegacia no Rio de Janeiro para denunciar ameaças de morte feitas pelo goleiro Bruno, mesmo assim em Julho de 2010 acabou assassinada.
UM ALERTA AS JOVENS SOLTEIRAS
Se seu namorado ou noivo age da seguinte maneira:
- Demonstra um ciúme exagerado;
- Quer ter controle total sobre sua vida;
- Agride com palavras;
- Segura você às vezes com violência, pense bem, se ele age assim enquanto namorado. Quando casar você será agredida fisicamente. Este rapaz certamente será um futuro espancador de esposa. Fuja dele enquanto pode ou, você será mais uma vítima. Essas pessoas dificilmente conseguem mudar de atitude.
Para evitar desfechos assim a orientação é que as mulheres denunciem o quanto antes. A hora certa é a hora que ela se sentiu violada. Então procure se não tem muita segurança pra denunciar na Policia Civil, procure um centro de referencia. No centro de referencia ira receber orientações, vai conversar com advogado, com psicólogas e assistentes sociais.

10 anos de vigência da Lei Maria da Penha ela não acabou com as agressões, mas encorajou muitas mulheres a dar um basta nessa violência! E ajude a acabar com isso.Seja cada mulher como sua irmã, mãe ou amiga.Seja cada mulher como sua própria carne.E você a defenda dos homens malignos com sua própria vida...

Acorda Brasil !!! Tolerância zero para a violência contra as mulheres.
Abraceijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário