Oi gente, tudo bom!
Assim como sexta feira, o tema hoje é muito importante, por isso antes de tudo compartilhe, e vamos ajudar a concientizar sobre essa arma que é o cigarro. Para alertar as pessoas sobre os riscos do fumo, o dia 29 de agosto foi instituído como o Dia Nacional do Combate ao Fumo.
SUA QUIMICA
Quando acendemos um cigarro, produzimos mais de 4.700 substâncias químicas. Os estudiosos estimam que 60 delas sejam cancerígenas. A queima do fumo forma uma fumaça composta de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A primeira contem nicotina e alcatrão, enquanto as principais substâncias da outras são monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína.
O PULMÃO
Um pulmão sem doença é de textura rósea, que ao longo do tempo pode apresentar alguns pontos mais escuros, consequentes à poluição urbana. E é de uma textura elástica, facilmente depressível ao se tocar, e que volta à sua forma em seguida.
Mas um pulmão de fumante é já bem mais escuro, com grandes áreas escurecidas. Uma outra característica é a sua rigidez, causando uma dificuldade de expansibilidade. Imagine uma bexiga de borracha bem grossa, que não se consiga enchê-la. Pois é assim que o pulmão enfisematoso fica. Rígido, com dificuldade de se encher e se esvaziar. Por isso é que há dificuldade de troca entre o ar que entra e o ar que sai do pulmão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário