terça-feira, 26 de abril de 2016

Conflitos no Trabalho-Já Viveram?

Olá Galera!
Ao escutar um relato de uma conhecida e seu descontentamento de trabalhar em um ambiente hostil, comecei a analisar o momento vivido por ela. Acordar todos os dias sabendo que você será insultado no trabalho, independentemente do que você faça ou diga, é muito difícil. Na maioria dos dias, você desejará apenas ficar na cama. Em longo prazo, lidar com uma pessoa que o ofende no ambiente profissional é melhor do que a evitar. Ao enfrentar o problema, ambas as pessoas podem tentar resolver a situação e se tornarem mais produtivas no trabalho. Há algumas atitudes na qual podemos minimizar esse mal estar, como:

1 – retire-se da situação no calor de um insulto. Você não precisa ficar lá e ouvir pessoas o ofenderem ou tentando lhe magoar. Embora distanciar-se da cena como um todo não seja de grande ajuda, retirar-se no momento em que o insulto está sendo proferido será. Ao sair, você se defende e demonstra que se recusa a ser destratado, podendo mais tarde conversar sobre a situação quando todos estiverem mais calmos.

2 – mantenha-se calmo e reaja positivamente. Ficar irritado e insultar a pessoa também são o que ela quer. Recusar envolver-se em disputas irá acalmar o agressor e fazê-lo pensar mais racionalmente. Pergunte a seu colega de trabalho algo como “por que você pensa que meu trabalho não importa?”. Isso irá encorajá-lo a parar de reagir emocionalmente e a agir com mais lógica.

3 – confronte o colega de trabalho. Peça que ele o encontre em um momento quando nenhum dos dois estiver irritado. Converse sobre como você se sentiu insultado pelos comentários e reações demonstradas por ele. Lembre situações nas quais você se sentiu ofendido e peça para que ele explique a razão de ter agido daquela forma. Talvez ele tenha ficado ofendido por algo que você fez ou estava irritado e não percebeu que estava o ofendendo. Ouça respeitosamente às explicações que ele der.

4 – pense em um plano para evitar que os insultos ocorram novamente. Por exemplo, concorde em discutir sobre trabalho apenas quando nenhum dos dois estiver irritado. Conversem algumas semanas depois para ambos expressarem se o combinado está funcionando. Discuta quaisquer outras situações nas quais tenha sido ofendido.

5 – discuta o problema com o setor de recursos humanos ou com a gerência. Se o comportamento ofensivo persistir, marque um horário com o gerente ou com o responsável pelo recursos humanos para discutir o problema. Fundamente o problema em relação à produtividade, e não seus sentimentos, e esteja preparado para contar incidentes específicos nos quais seu colega o insultou.

OBS: Algumas disfunções nessas relações podem causar mais do que simples discussões entre colegas, configurando muitas vezes ASSÉDIO MORAL, que provoca, entre outras coisas, diminuição de rendimento e produtividade.
O Assédio Moral caracteriza injúria ou calúnia, e as medidas podem ser aplicadas na esfera civil, solicitando uma compensação pecuniária; na criminal, com detenção ou reclusão de até dois anos; e na administrativa, acarretando suspensão, afastamento do trabalho e, em último caso, exoneração do cargo.

Sabemos que sempre é ao constrangedor, discussões, insultos...dependendo da situação se nenhuma atitude por parte da direção for tomada. Meu conselho é: Ore a Deus e peça a Ele um direcionamento quem sabe outra porta de emprego aberta. Que Deus nos abençoe!!!

Abraceijos!


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