Olá
Galera!
Ao
escutar um relato de uma conhecida e seu descontentamento de trabalhar em um
ambiente hostil, comecei a analisar o momento vivido por ela. Acordar todos os
dias sabendo que você será insultado no trabalho, independentemente do que você
faça ou diga, é muito difícil. Na maioria dos dias, você desejará apenas ficar
na cama. Em longo prazo, lidar com uma pessoa que o ofende no ambiente profissional
é melhor do que a evitar. Ao enfrentar o problema, ambas as pessoas podem
tentar resolver a situação e se tornarem mais produtivas no trabalho. Há
algumas atitudes na qual podemos minimizar esse mal estar, como:
1
– retire-se da situação no calor de um insulto. Você não precisa ficar lá e
ouvir pessoas o ofenderem ou tentando lhe magoar. Embora distanciar-se da cena
como um todo não seja de grande ajuda, retirar-se no momento em que o insulto
está sendo proferido será. Ao sair, você se defende e demonstra que se recusa a
ser destratado, podendo mais tarde conversar sobre a situação quando todos
estiverem mais calmos.
2
– mantenha-se calmo e reaja positivamente. Ficar irritado e insultar a pessoa
também são o que ela quer. Recusar envolver-se em disputas irá acalmar o
agressor e fazê-lo pensar mais racionalmente. Pergunte a seu colega de trabalho
algo como “por que você pensa que meu trabalho não importa?”. Isso irá
encorajá-lo a parar de reagir emocionalmente e a agir com mais lógica.
3
– confronte o colega de trabalho. Peça que ele o encontre em um momento quando
nenhum dos dois estiver irritado. Converse sobre como você se sentiu insultado
pelos comentários e reações demonstradas por ele. Lembre situações nas quais
você se sentiu ofendido e peça para que ele explique a razão de ter agido
daquela forma. Talvez ele tenha ficado ofendido por algo que você fez ou estava
irritado e não percebeu que estava o ofendendo. Ouça respeitosamente às
explicações que ele der.
4
– pense em um plano para evitar que os insultos ocorram novamente. Por exemplo,
concorde em discutir sobre trabalho apenas quando nenhum dos dois estiver
irritado. Conversem algumas semanas depois para ambos expressarem se o
combinado está funcionando. Discuta quaisquer outras situações nas quais tenha
sido ofendido.
5
– discuta o problema com o setor de recursos humanos ou com a gerência. Se o
comportamento ofensivo persistir, marque um horário com o gerente ou com o
responsável pelo recursos humanos para discutir o problema. Fundamente o
problema em relação à produtividade, e não seus sentimentos, e esteja preparado
para contar incidentes específicos nos quais seu colega o insultou.
OBS: Algumas disfunções nessas relações podem causar mais
do que simples discussões entre colegas, configurando muitas vezes ASSÉDIO MORAL, que provoca,
entre outras coisas, diminuição de rendimento e produtividade.
O Assédio Moral caracteriza
injúria ou calúnia, e as medidas podem ser aplicadas na esfera civil,
solicitando uma compensação pecuniária; na criminal, com detenção ou reclusão
de até dois anos; e na administrativa, acarretando suspensão, afastamento do
trabalho e, em último caso, exoneração do cargo.
Sabemos
que sempre é ao constrangedor, discussões, insultos...dependendo da situação se
nenhuma atitude por parte da direção for tomada. Meu conselho é: Ore a Deus e
peça a Ele um direcionamento quem sabe outra porta de emprego aberta. Que Deus
nos abençoe!!!
Abraceijos!
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