Oi gente! Hoje é sexta feira 13! Uns morrem de medo, e outros como eu não estão nem aí, o importante é ser sexta!Mas nesse dia nós sabemos que há muitos crendices e superstição né, e você sabe a origem desse dia? Então vamos conhecer um pouco.
ORIGEM DA SEXTA FEIRA 13
Não há uma evidencia certa sobre a origem, mas algumas expeculações, essas são as mais famosas:
- Alguns historiadores culpam a desconfiança dos cristãos com as sextas-feiras em oposição geral às religiões pagãs. A sexta-feira recebeu seu nome em inglês em homenagem a Frigga, a deusa nórdica do amor e do sexo. De acordo com os historiadores, representava uma ameaça ao cristianismo, que era dominado por homens. Para combater sua influência, a igreja cristã a caracterizou como uma bruxa, difamando o dia que a homenageava. Essa caracterização também pode ter tido um papel no medo do número 13. Foi dito que Frigg se uniria a uma convenção de bruxas, normalmente um grupo de 12, totalizando 13. Uma tradição cristã semelhante considera o 13 amaldiçoado por significar a reunião de 12 bruxas e o diabo.
- Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.
- Outra possibilidade para esta crença está presente na ideia de que Jesus Cristo foi morto numa sexta-feira 13, embora o dia provavelmente tenha sido 1º de abril. Uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, este tendo sido o dia da morte de Jesus Cristo de acordo com o calendário hebraico, a morte de Jesus varia de acordo com esse calendário podendo variar de ano e ano sempre estando entre os meses de março ou abril.
SUPERSTIÇÕES
- Passar debaixo da escada dá azar
Existe uma explicação simples: a escada é símbolo da subida, da elevação e acesso social. Passar por baixo dela é afastar-se daquilo que progride.
Mas se você prefere uma explicação mais histórica, é preciso voltar ao Egito antigo mais uma vez. Uma parede encostada em uma parede forma um triângulo, uma forma sagrada para os egípcios. Passar por um triângulo seria como profanar essa imagem sagrada.
A superstição tem tanta força que, no século 17, na Inglaterra, alguns criminosos eram obrigados a caminhar debaixo de uma escada antes de seu caminho para a forca.
- Espelho quebrado, 7 anos de azar
A catoptromancia é o processo adivinhatório por meio de espelhos,
que era comum na Grécia antiga. Um espelho era mergulhado na água e a pessoa
era convidada a olhar sua própria imagem nele. Se a imagem estivesse distorcida
e não clara, era um sinal de risco de morte.Os romanos mudaram um
pouco a superstição. A imagem distorcida, como a de um espelho quebrado,
indicaria então sete anos de má sorte, ao invés da dura morte.
- Gatos pretos dão má sorte
Curiosamente, os gatos, pretos ou não, eram os “rock starts” do mundo animal no Egito antigo, tido em alta estima e vistos como sinal de boa sorte. Matá-los era considerado um crime.
A “sorte” começou a virar para os gatos pretos na Idade Média. Conta a história que um pai e um filho estavam andando em Lincolnshire, na Inglaterra, quando um gato preto cruzou o caminho deles. Eles então decidiram tacar pedras no gato, apenas por diversão. O gato fugiu e entrou na casa de um mulher, que na época era suspeita de praticar bruxaria.
No dia seguinte, a dona da casa apareceu mancando e ferida. Pai e filho acreditaram que aquilo era mais do que uma coincidência e foi aí que se iniciou o mito de que bruxas poderiam se transformar em gatos pretos.
Assim, infelizmente, os gatos pretos passaram a serem vistos como símbolos do mal em algumas partes do mundo. Não maltratem um gatinho preto, ele é um animal indefezo e única coisa que ele precisa é de amor, tudo isso, como já disse são superstições.
O importante é ter sempre Deus ao nosso lado, que Ele cuidará de nós, uma ótima sexta feira pra vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário